Ensinar para aprender...

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ações Docentes Necessárias à Aprendizagem dos Alunos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/POLO BALNEÁRIO PINHAL- UABBP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – CLPD


Ações Docentes Necessárias à Aprendizagem dos Alunos 

Por: Maria Cristina Oliveira dos Santos 

O processo de aprendizado engloba vários fatores relevantes ao longo do seu desenvolvimento. O marco inicial é o planejamento das ações pedagógicas baseado no conhecimento do entorno e realidade concreta dos alunos, paralelo a isso, a aplicação das práticas, observação no desempenho cognitivo dos alunos e avaliação são aspectos que em conjunto fazem parte do aprendizado.
A importância de elaborar um bom planejamento agregando as intenções pedagógicas, direcionando as propostas e ações colocando-as em prática é o alicerce do ensino/aprendizagem. O planejamento organiza e norteia todas essas ramificações e a partir daí se dará início ao processo educativo em sala de aula resultando na compreensão e entendimento dos conteúdos por parte dos alunos. Ao educador cabe apropriar-se do conhecimento da realidade e vivência dos alunos e suas peculiaridades, ou seja, analisar cada um, percebendo as dificuldades, limitações e a bagagem de conhecimento que trazem consigo. Pesquisar e analisar são palavras-chave neste momento. Todas as ações devem ser pré-estabelecidas seguindo as propostas pedagógicas havendo uma flexibilidade conforme a necessidade. Traçar metas e construir estratégias que surtam um efeito positivo na trajetória do ensinar e do aprender. Refletindo diante dessas colocações vale salientar o papel do professor na vida estudantil do aluno, além do repasse de informação e formador de ideias o professor tem que estar em constante aprimoramento, pesquisando, renovando, atualizando, qualificando, adaptando, inovando e utilizando-se de metodologias criativas que despertem o interesse dos alunos pelo saber.
No dia-a-dia em sala de aula durante a aplicação das práticas pedagógicas se faz necessária a aproximação do professor com seus alunos pois dessa forma é possível captar o grau de conhecimento dos alunos percebendo se de fato os conteúdos estão sendo compreendidos e absorvidos individualmente. Esta aproximação é imprescindível, auxiliando o aluno na sua evolução. O professor deverá ter sensibilidade para detectar se há dificuldades, quais são e o que deverá ser feito respeitando sempre o tempo e a particularidade de cada aluno. Constata-se que o professor tem uma participação ativa no processo da aprendizagem e uma tarefa investigativa na relação entre o ensinar e o aprender, sempre com um olhar direcionado aos alunos tendo como objetivo principal o aprendizado. A prática avaliativa é peça fundamental e colaborativa pois poderá influenciar positivamente na vida escolar dos alunos. A avaliação além de ser uma ação mediadora pode servir de estímulo e motivação, garantindo mais esforço e dedicação do educando dentro e fora da escola. O olhar do professor com critérios avaliativos estabelece um compromisso em ambas as partes. A avaliação além de testar o conhecimento e ter o efeito de mola impulsora para os anos seguintes mostra que o aluno deve dedicar-se mesmo se houver dificuldades, pois no momento em que o aluno está sendo avaliado o professor tem condições reais e concretas de saber o que foi assimilado. Com posse dessas informações o professor então deverá refletir a atentar-se às questões didáticas e metodológicas com a intenção de facilitar e contribuir no desenvolvimento cognitivo dos alunos colaborando para a construção do saber. É o equilíbrio entre os saberes e os fazeres no universo educacional.

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