UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/POLO BALNEÁRIO PINHAL- UABBP
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – CLPD
Ações Docentes Necessárias à Aprendizagem dos Alunos
Por: Maria Cristina Oliveira dos Santos
O
processo de aprendizado engloba vários fatores relevantes ao longo do
seu desenvolvimento. O marco inicial é o planejamento das ações
pedagógicas baseado no conhecimento do entorno e realidade concreta dos
alunos, paralelo a isso, a aplicação das práticas, observação no
desempenho cognitivo dos alunos e avaliação são aspectos que em conjunto
fazem parte do aprendizado.
A importância de elaborar um bom
planejamento agregando as intenções pedagógicas, direcionando as
propostas e ações colocando-as em prática é o alicerce do
ensino/aprendizagem. O planejamento organiza e norteia todas essas
ramificações e a partir daí se dará início ao processo educativo em sala
de aula resultando na compreensão e entendimento dos conteúdos por
parte dos alunos. Ao educador cabe apropriar-se do conhecimento da
realidade e vivência dos alunos e suas peculiaridades, ou seja, analisar
cada um, percebendo as dificuldades, limitações e a bagagem de
conhecimento que trazem consigo. Pesquisar e analisar são palavras-chave
neste momento. Todas as ações devem ser pré-estabelecidas seguindo as
propostas pedagógicas havendo uma flexibilidade conforme a necessidade.
Traçar metas e construir estratégias que surtam um efeito positivo na
trajetória do ensinar e do aprender. Refletindo diante dessas colocações
vale salientar o papel do professor na vida estudantil do aluno, além
do repasse de informação e formador de ideias o professor tem que estar
em constante aprimoramento, pesquisando, renovando, atualizando,
qualificando, adaptando, inovando e utilizando-se de metodologias
criativas que despertem o interesse dos alunos pelo saber.
No
dia-a-dia em sala de aula durante a aplicação das práticas pedagógicas
se faz necessária a aproximação do professor com seus alunos pois dessa
forma é possível captar o grau de conhecimento dos alunos percebendo se
de fato os conteúdos estão sendo compreendidos e absorvidos
individualmente. Esta aproximação é imprescindível, auxiliando o aluno
na sua evolução. O professor deverá ter sensibilidade para detectar se
há dificuldades, quais são e o que deverá ser feito respeitando sempre o
tempo e a particularidade de cada aluno. Constata-se que o professor
tem uma participação ativa no processo da aprendizagem e uma tarefa
investigativa na relação entre o ensinar e o aprender, sempre com um
olhar direcionado aos alunos tendo como objetivo principal o
aprendizado. A prática avaliativa é peça fundamental e colaborativa pois
poderá influenciar positivamente na vida escolar dos alunos. A
avaliação além de ser uma ação mediadora pode servir de estímulo e
motivação, garantindo mais esforço e dedicação do educando dentro e fora
da escola. O olhar do professor com critérios avaliativos estabelece um
compromisso em ambas as partes. A avaliação além de testar o
conhecimento e ter o efeito de mola impulsora para os anos seguintes
mostra que o aluno deve dedicar-se mesmo se houver dificuldades, pois no
momento em que o aluno está sendo avaliado o professor tem condições
reais e concretas de saber o que foi assimilado. Com posse dessas
informações o professor então deverá refletir a atentar-se às questões
didáticas e metodológicas com a intenção de facilitar e contribuir no
desenvolvimento cognitivo dos alunos colaborando para a construção do
saber. É o equilíbrio entre os saberes e os fazeres no universo
educacional.
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