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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O que diferencia o curso EAD de outras propostas que você conhece?

O que diferencia o curso EAD de outras propostas que você conhece?


Por: Patrícia Gomes Coutinho


CONTEÚDO DIDÁTICO E INTERPESSOAL:

     Observei uma maior preocupação com o aprendizado didático e interpessoal, bem como, suas atividades e pesquisas. Em meu outro curso era muita leitura e pesquisa, mas perdíamos muito na interação professor/aluno, pois o professor se colocava apenas no papel de “professor orador”, ou seja, apenas ditava o conteúdo. Neste, noto uma maior preocupação com essa interação, há uma maior socialização, interpessoalidade, a comunicação é privilegiada, formamos um time realmente. Com o conteúdo aplicado não é diferente, temos muitas atividades; muitas pesquisas; os ambientes virtuais propiciam um ganho a mais também, devido às possibilidades infinitas de acesso, bem como o aprendizado tecnológico. Teremos também vários estágios ao longo do curso, tendo a possibilidade de começarmos mais rápido o contato professor/aluno, essa interação aconteceria somente mais ao final do curso, mas em nosso curso EAD temos a possibilidade de começarmos já, no segundo semestre. Acredito que nosso curso só tem a somar e crescer, até agora não encontrei nada que o desmereça em relação aos outros cursos,  pelo contrário, ele tem é crescido em meu conceito e dos que estão à minha volta, pois acrescenta muito mais.

NOVA FORMATAÇÃO DA REDE CURRICULAR:

“Assim, a proposta metodológica do curso coloca o conceito de “cultura” como espaço articulador dos conhecimentos que compõem os Micro-projetos Temáticos de Investigação. Ressalta-se a importância da compreensão que o/a aluno/a deve ter a respeito deste conceito e dos dilemas colocados pelo multiculturalismo, face às diversidades étnico-culturais e religiosas de um país como é o nosso. Acreditando que é preciso que o professor se forme a partir da inserção/ação em diferentes espaços culturais, elegemos a investigação integrada com o ensino e com o trabalho de extensão universitária como principio educativo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade da EAD.” (trecho artigo sobre EAD postado no AVA)

      A nova proposta da rede curricular divide-se em 4 etapas formadoras que se interligam, possibilitando ganhos em diversas áreas. Pois interagem bem mais com o aluno, propiciando um nicho entre: entidade educativa, meio interdisciplinar, cultura, escola e sociedade. Antigamente o curso seria bem mais “cada um na sua” sem muita interação tutor aluno, o professor não  conhecia seus alunos e vice-versa. As atividades propostas também são mais diversificadas e com muita pesquisa, muito mais interação grupal, usando  também muitas ferramentas tecnológicas. Isso enriquece bem mais o conteúdo e não o torna cansativo ou repetitivo, tampouco ficamos somente na leitura e provas. Formando um professor bem mais articulado e inserido em seu meio, a meu ver, tornando o professor mais consciente de seu espaço e da realidade em que vivemos, facilitando uma maior aproximação e consequentemente, identificação com seus futuros alunos. Pois, o “novo” professor falaria mais de igual para igual, tendo assim uma abordagem mais moderna.

NOVA AVALIAÇÃO:

“Considerando as especificidades da proposta curricular, o aluno-professor  sempre será avaliado globalmente por seu desempenho em cada semestre ou cada etapa. O colegiado faz a avaliação conforme o que foi organizado e planejado, além de relacionar possíveis atividades e estudos para orientar alunos com dificuldades. No curso de Licenciatura há uma preocupação em desencadear um processo de avaliação que possibilite analisar o envolvimento do aluno no seu cotidiano, o modo como ocorrem as diferentes formas de conhecimento das práticas que o constituem, bem como a construção dos referenciais teóricos que lhe ampliem a capacidade de perceber, observar e agir, a partir dos desafios colocados pelos professores do curso, pelos estudos bibliográficos e pela problematização da realidade. Para tanto, será estabelecida uma rotina de observação, descrição e análise contínua da  produção do aluno que, embora se expresse em diferentes níveis e momentos, deve afirmar a condição processual da avaliação. Em primeiro plano, dá-se destaque à forma como o aluno interage e se organiza para responder às situações problematizadoras que lhe forem apresentadas. Pode-se, por exemplo, observar e analisar como se dá o processo de estudo do aluno: se está acompanhando as abordagens e discussões propostas no material didático; quais os graus das dificuldades encontradas na relação com os conteúdos trabalhados; como é seu relacionamento com a orientação acadêmica; como desenvolve as propostas de aprofundamento de conteúdos; qual sua busca em termos de material de apoio, sobretudo bibliográfico; se mantém um processo de interlocução permanente com professores e orientadores; como se relaciona com outros alunos do curso; se têm realizado as tarefas propostas em cada área de conhecimento; se tem utilizado diferentes canais para sua comunicação com a orientação acadêmica e com os professores; se tem feito indagações e questionamentos sobre as abordagens propostas, se tem problemas de ordem pessoal ou profissional interferindo no seu processo de aprendizagem.” (trecho artigo postado AVA) 
     A meu ver, a avaliação está bem melhor, pois busca conhecer muito mais o aluno, não só academicamente, mas em seu meio. Com isso, os professores tutores também estarão mais inseridos na realidade de cada aluno, podendo contribuir muito mais efetivamente para sua formação não só acadêmica, mas de modo geral. O aluno para de ser apenas mais um nome ou número de matrícula, passando a ser um indivíduo completo, essa interação interpessoal possibilita um maior entendimento sobre suas vivências, formas de pensar, culturas, etc. A aproximação resulta em maior entendimento tanto do curso, como da vida em geral, pois o enriquecimento cultural é maior, pois a troca é bem maior para ambos. Também com isso nós alunos, nos sentimos muito mais amparados, pois sabemos que não estamos sozinhos ou perdidos nessa jornada. Assim ao final do curso, não seremos apenas mais um formando dentro das regras básicas de pedagogia, mas um aluno/professor completo, formador de opinião, pensante, inquisidor. Um aluno/professor realmente
apto e seguro.
       Concluo que, o que está diferenciando muito o curso EAD dos cursos “normais”, tem sido o conteúdo didático, o novo formato de avaliação e a nova grade curricular. Por incrível que pareça, nesse curso temos muita interação pessoal, pois, apesar de ser à distância, tem se apresentado muito mais preocupado com o aluno, suas carências, suas dificuldades, etc. Os tutores realmente procuram estar em contato e saber quem realmente é esse aluno, não somos apenas um número de matrícula, somos um indivíduo pleno. Acredito que nesse ponto ganhamos muito, pois a troca é maior para ambos os lados. Nós alunos crescemos como estudantes, consequentemente como profissionais, pessoas e cidadãos. Afora isso, temos o enriquecimento
das “pluriatividades”, pois percebo muito mais conteúdos, temos muito mais pesquisas, atividades em grupo e tarefas práticas. Também usamos bastante as ferramentas tecnológicas como o moodle ou o AVA para realização de tarefas e interação interpessoal grande com colegas e professores, o que enriquece muito nosso aprendizado. Estou muito satisfeita com meu curso e seu currículo.

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