Ensinar para aprender...

Ensinar para aprender...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O que é Moodle?

O que é Moodle?
Por: Patrícia Gomes Coutinho
 
     Hoje com a proliferação tecnológica, temos vários softwares e sites gratuitos, os quais chamamos de ferramentas, tais como: podcasts, wikis, moodles, redes sociais, canais de vídeos, blogs, fóruns. Entre outros. Essas ferramentas contribuem para o meio virtual ser a rede de conhecimento que o é. Pois, basta ter um computador ou similar aparelhagem e acesso à internet para estar inserido e tendo acesso aos mais diversos sites, páginas e conteúdos.
      Em 1999 surgiu à primeira experiência nessa ferramenta, chamada Moodle, “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment” ambiente modular dinâmico de ensino objeto orientado. Mas somente em 2001 foi aperfeiçoado pelo educador e cientista computacional Martin Dougianas ao formato pedagógico sócio-contrutivista que utilizamos hoje.
      Moodle trata-se de um software gratuito que propicia montar um ambiente virtual modular coletivo, cooperativo, baseado na experienciação. ”Na linguagem coloquial inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.” (texto copilado da wikipédia)
       Traduzindo: é um ambiente virtual de aprendizagem onde todos interagem e podem acrescentar dados, onde podemos interagir em tempo real e realizar atividades curriculares e extra curriculares. Seria quase como uma sala de aula online. Onde alunos e professores podem acessar o ambiente a hora que desejarem, ficando assim livres para fazerem seus horários de estudo. 
       Imagine aquele estudante morando lá nos confins de Tocantins, aonde só se chega de barco, e vive há quilômetros de qualquer cidade ou escola, e por essa precariedade, talvez tivesse de desistir de seus estudos. Esse aluno via web poderá ter acesso à aprendizagem normal, via moodle, na hora que ele desejar como qualquer aluno seja de ensino público ou privado. Sem nenhum atraso em relação aos demais, e sem gastar nada a mais pra isso. Essa versatilidade por si só, já torna o Moodle quase um milagre pedagógico e tecnológico.
        Acredito que o Moodle veio revolucionar a forma de ensino, pois possibilita a abrangência de acesso à todos, desde que tenha acesso virtual, as mais diversas opções de ensino. Além de ser totalmente gratuito é muito fácil de utilizar, tanto, que hoje em dia já é possível, criar sozinho e hospedar um Moodle em sites gratuitos de hospedagem como: www.moodle.org ou www.ninehub.com . Ou seja qualquer educador ou profissional da educação pode criar seu Moodle para interagir com seus alunos, não necessitando de suporte informatizado. (Claro que estou falando de páginas simples, em instituições de ensino. Que devido ao grande contingente de alunos, torna-se necessário ter o suporte.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário