Resenha do filme: “O SORRISO DE MONALISA”
Por: Tati Monteiro
O filme conta a história
de uma professora inovadora com ideias à frente de seu tempo e é
contratada por uma renomada e tradicional escola dos Estados Unidos. No
primeiro contato com a turma, composta por mulheres de classe média
alta, a Educadora Katharine ficou surpresa com a capacidade das alunas
de decorar o conteúdo, o mesmo era determinado pela direção da escola.
A
equipe diretiva recebeu a professora para uma conversa sobre sua
primeira aula onde segundo o diretor deixou a desejar no seu primeiro
encontro, Katharine por sua vez sugeriu uma nova proposta de trabalho
utilizando outros métodos educativos, como visitas a uma exposição de
artes de maneira a despertar o interesse do aluno pela disciplina,
observando detalhes que não se encontram nas apostilas.
A
Instituição era completamente tradicionalista, assim como a maioria do
corpo docente, por tanto, passaram a ver a professora como uma
questionadora e comunista. A professora então buscou conhecer seu
entorno iniciando pelos seus sujeitos, deu-se por conta que suas alunas
não eram ensinadas para a vida, pensar e agir e sim para um casamento
duradouro, continuar os estudos estava fora da realidade para aquelas
moças a cultura local era outra.
A educadora tinha visão
futurista rompendo com o tradicionalismo, mostrando às alunas que é
possível conciliar uma carreira profissional à vida doméstica.
Estimulava a aptidão e o crescimento das suas alunas para liderança.
Naturalmente, para os padrões da escola, este tipo de intervenção e
aplicações de métodos educativos diferentes não agradava a direção da
escola.
Descontente com o resultado de suas aulas, Katharine
conversa com a direção e fica surpresa com a comparação feita com a
educação da época com a de tempos atrás onde às mulheres são ensinadas a
serem rainhas do lar escravizadas pelo machismo da época.
Não
bastando tudo isto, a direção da escola elaborou algumas condições a
serem compridas pela educadora, caso pretendesse continuar na
instituição. O propósito de Katharine era fazer a diferença, ela seguia
sua própria definição e não comprometeria isso. Katharine seguiu seu
caminho, não aceitou as condições estabelecidas pela instituição.
Percebe-se
no filme que a professora atingiu com sucesso seus objetivos, suas
alunas já olhavam o mundo com outros olhos apesar da equipe diretiva não
aprovar seu método de ensino. Na área da educação deveríamos fazer
algumas reflexões sobre a capacidade de conseguir, nos momentos de
crise, superar as adversidades que surgem em sala de aula e as impostas
pela diretoria, bem como a iniciativa de utilizar os recursos e
aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos
alunos, por exemplo a pesquisa do entorno.
É importante a
postura do professor, a atitude do profissional de repensar sua prática
pedagógica. Quantos professores tendo alcançado certa titulação, param
no tempo e no espaço? Pensam que já conhecem tudo e nada mais precisam
conhecer. A evolução da ciência é constante, a cada dia temos novas
descobertas, aquele educador que decide parar, a partir daquele momento
está desatualizado e pode trazer graves consequências para a formação
dos seus alunos e da sociedade.
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