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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha do filme: “O SORRISO DE MONALISA.”

Resenha do filme: “O SORRISO DE MONALISA” 

Por: Tati Monteiro

O filme conta a história de uma professora inovadora com ideias à frente de seu tempo e é contratada por uma renomada e tradicional escola dos Estados Unidos. No primeiro contato com a turma, composta por mulheres de classe média alta, a Educadora Katharine ficou surpresa com a capacidade das alunas de decorar o conteúdo, o mesmo era determinado pela direção da escola.
A equipe diretiva recebeu a professora para uma conversa sobre sua primeira aula onde segundo o diretor deixou a desejar no seu primeiro encontro, Katharine por sua vez sugeriu uma nova proposta de trabalho utilizando outros métodos educativos, como visitas a uma exposição de artes de maneira a despertar o interesse do aluno pela disciplina, observando detalhes que não se encontram nas apostilas.
A Instituição era completamente tradicionalista, assim como a maioria do corpo docente, por tanto, passaram a ver a professora como uma questionadora e comunista. A professora então buscou conhecer seu entorno iniciando pelos seus sujeitos, deu-se por conta que suas alunas não eram ensinadas para a vida, pensar e agir e sim para um casamento duradouro, continuar os estudos estava fora da realidade para aquelas moças a cultura local era outra.
A educadora tinha visão futurista rompendo com o tradicionalismo, mostrando às alunas que é possível conciliar uma carreira profissional à vida doméstica. Estimulava a aptidão e o crescimento das suas alunas para liderança. Naturalmente, para os padrões da escola, este tipo de intervenção e aplicações de métodos educativos diferentes não agradava a direção da escola.
Descontente com o resultado de suas aulas, Katharine conversa com a direção e fica surpresa com a comparação feita com a educação da época com a de tempos atrás onde às mulheres são ensinadas a serem rainhas do lar escravizadas pelo machismo da época.
Não bastando tudo isto, a direção da escola elaborou algumas condições a serem compridas pela educadora, caso pretendesse continuar na instituição. O propósito de Katharine era fazer a diferença, ela seguia sua própria definição e não comprometeria isso. Katharine seguiu seu caminho, não aceitou as condições estabelecidas pela instituição.
Percebe-se no filme que a professora atingiu com sucesso seus objetivos, suas alunas já olhavam o mundo com outros olhos apesar da equipe diretiva não aprovar seu método de ensino. Na área da educação deveríamos fazer algumas reflexões sobre a capacidade de conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades que surgem em sala de aula e as impostas pela diretoria, bem como a iniciativa de utilizar os recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos alunos, por exemplo a pesquisa do entorno.
É importante a postura do professor, a atitude do profissional de repensar sua prática pedagógica. Quantos professores tendo alcançado certa titulação, param no tempo e no espaço? Pensam que já conhecem tudo e nada mais precisam conhecer. A evolução da ciência é constante, a cada dia temos novas descobertas, aquele educador que decide parar, a partir daquele momento está desatualizado e pode trazer graves consequências para a formação dos seus alunos e da sociedade.

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