Ensinar para aprender...

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

UM PONTO DE PARTIDA PARA VISLUMBRAR UM PROJETO DE ENSINO.

UFPEL UAB - Pedagogia - Pólo Balneário Pinhal

UM PONTO DE PARTIDA PARA VISLUMBRAR UM PROJETO DE ENSINO 

Por: Raquel Dias Vach


Desde que nascemos, temos vida social. O primeiro contato que temos com o mundo, é dentro da família. 
À medida que vamos crescendo, nossas relações se ampliam e nossas vivências também.
Se o homem é um ser social, é evidente a importância do conhecimento social e este conhecimento tem como objetivo maior, fazer com que o homem entenda melhor a sociedade da qual faz parte, bem como sua organização no espaço e no tempo. Neste contexto, destaco alguns conceitos como: Identidade, espaço, tempo, cultura, cidadania, grupo e sociedade. O ponto de partida para vislumbrar um projeto de ensino que considere as relações do espaço e dos aspectos históricos do território, penso que deve ser a socialização, a partir do estudo da individualidade de cada aluno (identidade), pois este deve conhecer-se bem, para depois partir para conceitos mais amplos, como cultura, cidadania, entre outros. 

Há várias formas de implantar este projeto nas séries iniciais, sem ter que, necessariamente, partir para conhecimentos prontos, e sim com uma metodologia diversificada, simples e divertida. Para tanto, a escola pode proporcionar projetos ampliando e aprofundando as noções de localização espaço temporal da criança: vizinhança, distância, lateralidade, limite, causalidade e suas inter-relações. O trabalho com o conceito de espaço na escola precisa oferecer à criança, oportunidades para que ela possa operar com as relações espaciais, sabendo localizar-se, por exemplo, e possa analisar os espaços sociais, compreendendo esses espaços como construção do homem, em determinado tempo em sociedade. 

O professor deve ter claro aonde quer chegar, que recorte deve ser feito na história para escolher temáticas e que atividades deverão ser implementadas partindo da realidade e do entorno dos seus alunos. 
Neste sentido, algumas questões devem ser priorizadas, como: 
O que sabem meus educandos? 
O que ainda não conhecem? 
O que devo ensinar? 
Quando ensinar? 
Onde ensinar? 
Como ensinar? 

Algumas atividades são bem adequadas, como pesquisa, jogos, maquetes, linguagem oral e escrita, dramatizações, atividades de socialização, lateralidade, espaço, tempo, etc. O trabalho com materiais práticos enriquece as abordagens dos conceitos, bem como facilita a aprendizagem dos alunos e trabalhando interdisciplinarmente, ou seja, relacionando as matérias de história, geografia, ciências, ensino religioso, português, etc., é possível fazer um trabalho riquíssimo em possibilidades. 

Reportando-me a minha escola parceira, acompanhei um exemplo que considero pertinente em colocar neste texto, que foi o projeto intitulado: “Minha Cidade, seu passado e seu presente”. As professoras de pré escola lançaram uma proposta, junto à escola parceira, alunos e pais que consistia em pesquisar o passado da cidade, seus habitantes, seus costumes, o significado do seu nome, seus pontos turísticos, etc.. Foram quinze dias de pesquisa, de troca de descobertas, de passeios aos pontos mais significativos da cidade como museu, praças, biblioteca municipal, horto florestal, etc. Reuniram todos os “descobrimentos” e montaram uma maquete simbolizando o Município “ontem” e o Município “hoje”, bem como reuniram fotos do passado e do presente onde, alguns, encontraram seus sobrenomes como famílias fundadoras do município. Como culminância além da maquete, com seus achados, montaram um mural no qual ficou exposto por algum tempo, na Secretária de Educação do Município, como pesquisa para outros interessados. 

Este projeto, acredito, potencializa uma proposta eficaz e eficiente onde, também, vislumbra uma aprendizagem eficaz, eficiente e acima de tudo significativa aos nossos educandos, pois trás elementos e conceitos fundamentais, como por exemplo, pesquisa, análise, hipóteses, formas de sentir, vivenciar e medir o tempo, diversidades, socialização, interação, novas relações espaços-temporais, referências, etc. e com isso oferece aos alunos situações e possibilidades no pensar e compreender o processo histórico, relacionando presente, passado, futuro.

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