UFPEL UAB - Pedagogia - Pólo Balneário Pinhal
UM PONTO DE PARTIDA PARA VISLUMBRAR UM PROJETO DE ENSINO
Por: Raquel Dias Vach
Desde
que nascemos, temos vida social. O primeiro contato que temos com o
mundo, é dentro da família.
À medida que vamos crescendo, nossas
relações se ampliam e nossas vivências também.
Se o homem é um
ser social, é evidente a importância do conhecimento social e este
conhecimento tem como objetivo maior, fazer com que o homem entenda
melhor a sociedade da qual faz parte, bem como sua organização no espaço
e no tempo. Neste contexto, destaco alguns conceitos como: Identidade,
espaço, tempo, cultura, cidadania, grupo e sociedade. O ponto de
partida para vislumbrar um projeto de ensino que considere as relações
do espaço e dos aspectos históricos do território, penso que deve ser a
socialização, a partir do estudo da individualidade de cada aluno
(identidade), pois este deve conhecer-se bem, para depois partir para
conceitos mais amplos, como cultura, cidadania, entre outros.
Há
várias formas de implantar este projeto nas séries iniciais, sem ter
que, necessariamente, partir para conhecimentos prontos, e sim com uma
metodologia diversificada, simples e divertida. Para tanto, a
escola pode proporcionar projetos ampliando e aprofundando as noções de
localização espaço temporal da criança: vizinhança, distância,
lateralidade, limite, causalidade e suas inter-relações. O trabalho com o
conceito de espaço na escola precisa oferecer à criança, oportunidades
para que ela possa operar com as relações espaciais, sabendo
localizar-se, por exemplo, e possa analisar os espaços sociais,
compreendendo esses espaços como construção do homem, em determinado
tempo em sociedade.
O professor deve ter claro aonde quer chegar,
que recorte deve ser feito na história para escolher temáticas e que
atividades deverão ser implementadas partindo da realidade e do entorno
dos seus alunos.
Neste sentido, algumas questões devem ser priorizadas,
como:
O que sabem meus educandos?
O que ainda não conhecem?
O que devo
ensinar?
Quando ensinar?
Onde ensinar?
Como ensinar?
Algumas
atividades são bem adequadas, como pesquisa, jogos, maquetes, linguagem
oral e escrita, dramatizações, atividades de socialização, lateralidade,
espaço, tempo, etc. O trabalho com materiais práticos enriquece as
abordagens dos conceitos, bem como facilita a aprendizagem dos alunos e trabalhando
interdisciplinarmente, ou seja, relacionando as matérias de história,
geografia, ciências, ensino religioso, português, etc., é possível fazer
um trabalho riquíssimo em possibilidades.
Reportando-me a minha
escola parceira, acompanhei um exemplo que considero pertinente em
colocar neste texto, que foi o projeto intitulado: “Minha Cidade, seu
passado e seu presente”. As professoras de pré escola lançaram uma
proposta, junto à escola parceira, alunos e pais que consistia em
pesquisar o passado da cidade, seus habitantes, seus costumes, o
significado do seu nome, seus pontos turísticos, etc.. Foram quinze dias
de pesquisa, de troca de descobertas, de passeios aos pontos mais
significativos da cidade como museu, praças, biblioteca municipal, horto
florestal, etc. Reuniram todos os “descobrimentos” e montaram uma
maquete simbolizando o Município “ontem” e o Município “hoje”, bem como
reuniram fotos do passado e do presente onde, alguns, encontraram seus
sobrenomes como famílias fundadoras do município. Como culminância além
da maquete, com seus achados, montaram um mural no qual ficou exposto
por algum tempo, na Secretária de Educação do Município, como pesquisa
para outros interessados.
Este projeto, acredito, potencializa
uma proposta eficaz e eficiente onde, também, vislumbra uma aprendizagem
eficaz, eficiente e acima de tudo significativa aos nossos educandos,
pois trás elementos e conceitos fundamentais, como por exemplo,
pesquisa, análise, hipóteses, formas de sentir, vivenciar e medir o
tempo, diversidades, socialização, interação, novas relações
espaços-temporais, referências, etc. e com isso oferece aos alunos
situações e possibilidades no pensar e compreender o processo histórico,
relacionando presente, passado, futuro.
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