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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resumo: "Da nossa escola Primária."



                 Da nossa escola primária.



Por: PÂMELA CARVALHO SIMCH

   Paulo Freire e Sérgio Guimarães debatem e fazem uma critica filosófica e ideológica da pedagogia do Brasil, levantam questões sobre a escola primária do autoritarismo didático, do ato da aprendizagem, da disciplina escolar, conversando e passando a limpo sobre a história da educação, tão marcada por uma visão centralizadora e repressiva.
  Paulo comenta sobre  o problema da formação do professor, cita também de como a escola não vem, de modo geral , incorporando avanços no campo da tecnologia, não importa a posição de classe do aluno, se trata de escola de periferia ou de escola de classe média, o objetivo aqui é a escola, essa questão aqui nos leva novamente ao problema da formação dos professores, é um outro aspecto que precisava ser observado.
  Paulo diz que a escola tem que criar uma nova posição do estudante;  a posição da pesquisa, a da busca, a do trabalho, a da vitalidade, em vez daquela que transmite idéias inerentes, a escola deve criar circunstâncias que provocassem novas disposições mentais nos seus alunos brasileiros, ao processo de democratização que vivemos. É interessante observar como se dá essa transferência do conhecimento em qualquer nível social .
  Sérgio comenta que um dos problemas que ele vê de imediato é que a questão politica está no centro do problema da escola, o acesso a escola é um direito de todo cidadão , o que faz da escola pelo menos primária, uma instituição publica. O professor primário acaba sendo mais um operário do dia a dia, o professor nem sempre tem um preparo , em termos de concepção politica, julgo o problema da escola primária nesse país de grande relevância, não apenas do ponto de quantidade mas o de qualidade.
  Paulo comenta que outro problema e o educador inserido num mecanismo autoritário.  E despreparado do ponto de vista politico , cabe ao educador perceber a sua tarefa politica e ver o que pode fazer no sentido de uma abertura democrática com os seus alunos que trabalha. Paulo diz que existem problemas de cultura e politica, estes problemas estão no corpo de um processo global de transformação da sociedade e são tarefas nossas tentar mudar.

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