Por: Pâmela Simch
Resumo do livro ¨A língua de Eulália.
Autor : Marcos Bagno
O livro a língua de Eulália , procura mostrar que a linguagem
diferente , nem sempre pode ser considerado um erro de português , pode
ser explicado por algumas ciências como a linguística, história ,
sociologia e até mesmo a psicologia.
A LÍNGUA DE EULÁLIA
Vera, Silvia e Emília são professoras de uma escola de São Paulo e
estudantes universitárias de letras ,psicologia e pedagogia, elas
decidem passar as férias na cidade de Atibaia e ficaram hospedadas na
casa da tia da Vera que se chama Irene que é linguista e esta escrevendo
um livro sobre variação linguística.
Após o almoço de recepção
, as garotas acham engraçado o modo de Eulália , empregada de Irene
falar , ao pronunciar por exemplo ,¨os probrema ¨, ¨os fósfro¨. A partir
dai então a tia Irene começa a ensinar os fenômenos da língua e
explicar a lógica de funcionamento das variedades linguísticas para
combater o preconceito linguístico.Irene explica que Eulália
não fala errado ela fala é diferente , ela utiliza o português não
padrão, isso acaba despertando a curiosidade das três estudantes em
relação a língua portuguesa e suas variedades . Irene propõe a elas que
que sirvam de cobaias para sua tese desenvolvidas no livro que está
escrevendo e propõe dar aulas no período em que elas ficaram de férias
para discutirem o assunto .
Começa então uma série de
intervenções , de Irene sobre as variedades do português , Irene começa
explicando que toda língua varia dependendo da condição sociocultural do
falante , mostra também que existem as diferenças geográficas.A norma-padrão é aquele modelo ideal de língua que deve ser usado
pelas autoridades, pelos órgãos oficiais, pelas pessoas cultaspelos escritores e jornalistas, a academia de letras estabelece a ortografiaoficial, a maneira única de escrever.No momento em que se estabelece uma norma-padrão, ela ganha tantaimportância
e tanto prestígio social que todas as demais variedades são
consideradas impróprias. O que estou tentando dizer é que todas as
variedades de uma língua têm recursos linguísticos suficientes para
desempenhar sua função de veículo de comunicação.— Se estou
entendendo bem — diz Emília —, a língua é um balaio de variedades , e só
umas poucas vão ser tiradas do balaio para compor o padrão, no brasil
portanto não se fala só uma língua portuguesa, fala-se um certo número
de variedades de português.
Irene comenta que está escrevendo
um livro - no entanto, é preciso deixar uma coisa bem clara: existem
muito mais semelhanças do que diferenças entre as variedades do
português do Brasil, mas fica tarde e resolvem continuar o papo outro
dia. As aulas foram combinadas de ser na escolinha que era o
nome dado ao cômodo , que Irene mandou construí perto da casa, para
desenvolver suas atividades alfabetizadoras, um espaço de troca de
conhecimentos, lá conversam sobre o os versos de Os Lusíadas de Camões e
sobre a língua falada, a língua que se aprende na escola , literária,
escrita e a língua dos ricos.No outro dia Irene leva para a
aula um aparelho de som portátil e uma fita cassete e Irene coloca
canções do folclore ¨cuitelinho¨, e usam a canção para conhecer alguma
regras do que as pessoas chamam de português não-padrão , ela tem uma
clara lógica linguística, tem regras que são coerentemente obedecidas e
tem regras que são coerentemente obedecidas. É importante que nós
educadores, tenhamos em mente o português não-padrão é diferente do
português-padrão. Na próxima aula o assunto é simplificacação
das das conjunções verbais, Irene mostra seis formas verbais diferentes
do mesmo verbo em um único tempo verbal, assim : eu amo, tu amas, ele
ama, nós amamos, vós amais, eles amam. Aproveitando o assunto verbo elas
verificam que a noção de tempo desaparece em algumas frase , entre uma
explicação e outra as alunas vão percebendo que o ensino do português
nas escola e algo problemático , pois se ensina como se fosse algo
complicado.
Em um belo dia de sol , elas foram passear pela
cidade pela cidade de Atibaia, mas mesmo assim não deixavam de ter
aulas, durante o passeio vai surgindo assuntos, Irene diz que a língua
escrita deve ter um registro permanente e usada na transmissão de saber e
cultura , sem sofrer interfências da língua falada.
O próximo
assunto é a redução do E e do O átonos pretônicos , que consiste nas
transformação do dessas vogais em I e U quando pronunciadas antes da
sílaba tônica , há ainda outros fenômenos fonéticos importantes que são
comentados em sua análises .
Em um café da manhã Irene sai e
deixa vários bilhetes para suas alunas com frases construídas pela
partícula SE , para que elas vão pensando sobre isso , na aula da noite ,
Irene vai explicar a função da partícula SE como verdadeiro sujeito da
oração.Irene explica que a língua que se fala no Brasil é o português , e elas chegam a
conclusão que é que o nosso português não existe , por ser uma língua
formada por ser uma língua formada por muitos outros idiomas e
dialetos, totalmente mutáveis e variáveis , em diferentes regiões do
pais o português é falado com sotaques e características muito próprias e
a norma padrão , oficial, definida pela Academia de Letras, é uma só,
seguida em todo país. Isso marca a diferença entre a língua falada , que
nem sempre segue padrão imposto por lei , eo português -padrão é
aprendido nas escola e o português-não-padrão é passado de uma geração
para outra, oralmente, que são aprendidas naturalmente por imitação, é
uma linguagem funcional que trata de eliminar as regras desnecessárias .
Irene considera ainda que devido as imposições da norma culta , pode se
observar muito mais semelhança do que desigualdade na comparação entre o
português-padrão e o não-padrão. Voltando as aula Irene mostra
as aluna que não há nem uma impropriedade do uso de mim para responder ,
tão criticado por algumas pessoas, ela termina a aula criticando
aqueles que dizem que isso é língua de índio, depois de tanto tempo de
aprendizagem chega hora das alunas irem embora, as férias estão acabando
, Irene propõe então que antes da partida elas façam uma avalição ,
para verificar se realmente aprenderam,e entrega a cada uma das alunas ,
Silvia, Vera e Emília , uma cópia do poema Malinculia de Antonio Sales ,
poeta popular , para que elas façam uma análise, inclusive do título ,
que remete á palavra melancolia , elas descobrem que tudo o que elas
aprenderam pode ser verificado no poema analisado , pois tiveram a
oportunidade de aprender muitas coisas sobre o português não-padrão e
sobre o funcionamento da norma culta , além de um pouco de grego e latim
, misturado com italiano e francês . Irene ficou muito satisfeita,
afirma que colocou uma semente em cada uma delas para lutarem para que
as pessoas possam se conscientizem que não existe falar errado, mas
falar diferente e que as pessoas que falam diferente não devem ser
inferiorizadas ou prejulgadas pela sociedade .
Chega o dia da
partida e Irene , na rodoviária, durante as despedidas , Irene diz as
garotas que que fará uma dedicação a elas em seu novo livro e que este
recebera o nome de A língua de Eulália.
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