Ensinar para aprender...

Ensinar para aprender...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

EAD - Ensino à distância, vale a pena?




  EAD - Ensino à distância, vale a pena?

 
Por: Patrícia Gomes Coutinho
 
         Acredito que o EAD seja o avanço tecnológico à favor da metodologia, pois um não pode mais andar sem o outro. Ou regrediríamos ao ensino arcaico e defasado que tantas vezes reclamamos. As metodologias, o ensino, devem acompanhar as tecnologias, deve haver uma interação entre ambos, um depende do outro. Hoje um professor não pode apenas utilizar métodos de ensino de um século atrás, os alunos são outros,  o mundo é outro, a didática deve ser outra. Chega da velha decoreba, hoje temos de formar cidadãos, de formar formadores de opinião, de realmente acrescentarmos algo na vida daquela criança, jovem ou adulto. É imprescindível para isso, hoje nos atualizarmos com as novas tecnologias, e estarmos SEMPRE nos atualizando. 

      Esse é o pulo do gato, evoluir e aperfeiçoarmos juntamente com a tecnologia. Ao longo da história fomos evoluindo, passamos de paredes pintadas e desenhos na areia à papiros, cartas, livros e artigos em jornais e revistas, depois lousas à giz e à canetas, mimeógrafos, e agora lousas digitais e computadores. Nem da sala de aula necessitamos mais 100% do tempo, podemos interagir em tempo real sem a necessidade presencial ao simples clique de uma tecla. Hoje podemos usar vários recursos digitais e tecnológicos, programas como Moodle e o AVA são bons exemplos de tecnologia, interação, metodologia e resultado, até mesmo, descontração. 

       Quando poderíamos supor que utilizaríamos algo semelhante para ensinar? Ou que um educador ou educando poderiam estar a quilômetros de distância, para não dizer até continentes de distãncia, um  e o outro interagindo em tempo real? Hoje isso é possível.

          Acredito piamente no ensino a distância e nas novas tecnologias aplicadas, assim como, concordo que logo nossa tecnologia atual será defasada e novas e estimulantes tecnologias surgirão. Afinal, esse é o caminho evolucional natural. Estamos no caminho, iniciamos nossa jornada. Não podemos perder esse entusiasmo, agora é hora de lapidarmos nosso futuro, de arregaçarmos as mangas e trabalharmos com afinco para sermos mais do que nossos antigos educadores foram, de aprendermos com seus erros, afinal temos as falhas deles à nosso favor. Temos uma gama de ferramentas tecnológicas e novas metodologias de ensino e didática esperando por nós. Nós podemos mudar a nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário